O procedimento de reconstrução de mamas é recomendado na grande maioria das vezes em casos de mastectomia e pode ser realizado através de diferentes técnicas, dependendo do tamanho e localização do tecido removido. Assim a técnica ideal será determinada por cada situação sendo que mais aplicadas são as que utilizam o próprio tecido da mama para reconstituição, os chamados retalhos locais associados ou não aos implantes de silicone.
Outra técnica é o uso de expansores cutâneos que podem trazer resultados bastante satisfatórios principalmente em casos de reconstrução de mama imediata.
O processo de reconstrução das mamas pode ser realizado na mesma cirurgia de mastectomia, ou mais tarde, neste caso, é importante primeiro a avaliação bem como a liberação, por parte de um oncologista. Nas reconstruções tardias de mama, utilizam-se retalhos musculocutâneos como o Grande Dorsal (dorso) associado ao implante de silicone. Além disso, existem técnicas específicas para reconstrução do mamilo e da aréola.
O Dr. Guilherme Graziosi ressalta que esse tipo de cirurgia é fundamental para devolver a autoestima aos pacientes que passaram por uma cirurgia de mastectomia.